Home >> Notícias

PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA COLORE O BRASIL DE LARANJA E CONSCIENTIZA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE

Postada em: Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2016 Twittar  Compartilhar

Chegou a hora do Brasil se vestir de laranja para combater e prevenir o câncer da pele, o de maior incidência no Brasil e no mundo. Pelo terceiro ano conse- cutivo, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lidera a campanha #dezembrolaranja.
Assim como acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul (respectivamente ligados ao câncer da mama e da próstata), a campanha tem como objetivo alertar para os perigos de se expor ao sol sem controle. Participar da campanha é fácil! Vista-se de laranja, decore seu ambiente de trabalho, acesse o site www.controleosol.com.br e compartilhe o conteúdo nas redes sociais com as hashtags #dezembrolaranja e #controleosol.

Emerson Lima, Coordenador da Campanha Nacional de Prevenção e Combate ao Câncer da Pele da SBD declara que “o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O Dezembro Laranja reforça a necessidade de atitudes fotoprotetoras de fácil execução no dia a dia do brasileiro, objetivando conter a alarmante ascensão da doença”, alerta o médico.
A campanha conta com o patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e Sundown.

MAIS DE 4 MILHÕES DE BRASILEIROS JÁ TIVERAM CÂNCER DA PELE, REVELA PESQUISA INÉDITA

Em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, junto com o DataFolha, divulga pesquisa inédita que imprime a radiogra a do hábito de exposição solar do brasileiro. A pesquisa traz dados alarmantes:
l + de 100 milhões (106 milhões, mais precisamente) de brasileiros se expõem ao sol de forma intencional nas atividades de lazer - 70% da população

acima de 16 anos
l 63% dos brasileiros não usam protetor solar no seu dia a dia = + 95 milhões de brasileiros não se protegem de forma regular
l 6 milhões de brasileiros adultos (mais de 4% da população) não se protegem de forma alguma quando estão na praia, piscina, cachoeira, banho de rio

ou lago
l Dos entrevistados que têm lhos até 15 anos, 20% dessas crianças e adolescentes não se protegem de forma alguma nas atividades de lazer. Se a análise

incluir as classes D/E, esse percentual sobe para 35%
l 4,5 milhões de brasileiros já tiveram câncer da pele
De 23 a 27 de agosto o Datafolha avaliou os hábitos de fotoproteção de 2069 mil brasileiros, em 130 municípios. Segundo Sérgio Schalka, Coordenador da Pesquisa e do Consenso de Fotoproteção da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “a pesquisa é importante para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele. Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente, precisamos reverter este quadro”,
a rma o Dermatologista.
Dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estimam que, em 2016, serão contabilizados cerca de 176 mil novos casos de câncer da pele não melanoma no Brasil. Os principais tipos que ocorrerão no país serão, por ordem de incidência, os de pele não melanoma (para ambos os sexos), o de próstata e o de mama.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, no ano 2030, existirá 27 milhões de casos novos de câncer, 17 milhões de mortes pela doença e 75 milhões de pessoas vivendo com câncer. O maior efeito desse aumento incidirá em países em desenvolvimento. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte por doenças, atrás apenas das do aparelho circulatório.

SUPER PROTETOR, MASCOTE DO #DEZEMBROLARANJA, É ESTRELA DE DESENHO ANIMADO LANÇADO PELA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA
De personalidade simpática, lúdica e cativante, o mascote Super Protetor chega para disseminar o Dezembro Laranja, mês de prevenção e combate ao câncer da pele, de um jeito descontraído e consciente a adultos e crianças. Ele tem como armas de proteção capa, óculos escuros, protetor solar, além de relógio,

para avisá-lo qual o melhor horário para tomar banho de sol.
O desenho animado aborda situações do cotidiano e reforça a necessidade de fotoproteção no dia-a-dia da população, principalmente a prevenção da doença junto às crianças e adolescentes. Segundo Dr. Gabriel Gontijo, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, “os efeitos nocivos do sol, quer sejam sobre a saúde da pele quer sejam no envelhecimento, estão diretamente relacionados a intensidade da exposição solar desde a infância, sendo cumulativos e irreversíveis. Portanto, a prevenção começa precocemente, na infância!
O lme do Super Protetor se passa num dia de trabalho árduo do Super Heroi protegendo pessoas no jardim zoológico, no parque aquático, em construções com operários em ação, na praça e feira livre. Ao nal do lme, um convite: “faça parte da liga da superproteção. Cuide da sua pele e divulgue essa causa. Entre no site: www.controleosol.com.br para se informar e consulte, uma vez ao ano, um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia”.
Assista o desenho e conheça o Super Protetor! https://youtu.be/rCfN8DYidx4 


Fonte: SBD

  • Médicos querem que dentistas parem de aplicar botox leia mais
  • PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA COLORE O BRASIL DE LARANJA E CONSCIENTIZA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE leia mais
  • Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele Desde 1999, mais de 500 mil pessoas já foram atendidas. leia mais
  • SBD faz atualização de grandes temas da dermatologia clínica em Maceió leia mais
  • SBD convida categoria para a 35ª Jornada Norte Nordeste de Dermatologia leia mais
  • Jornada Norte Nordeste de Dermatologia terá curso gratuito de atualização em melanoma leia mais


Patrocínio

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Alagoas
Web Site - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento Agência 3B