Home >> Notícias

Jornada Norte Nordeste de Dermatologia terá curso gratuito de atualização em melanoma

Postada em: Terça-Feira, 04 de Outubro de 2016 Twittar  Compartilhar
A 35ª Jornada Norte Nordeste de Dermatologia, que será realizada no período de 13 a 15 deste mês, em Maceió, contará este ano com a participação do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), que oferecerá um curso gratuito e aberto ao público que se inscrever para o evento até a próxima sexta-feira, dia 7. Criado por profissionais da área de saúde com a finalidade de atuar e colaborar no estudo do melanoma nos seus vários aspectos, o GBM vai iniciar o curso na sexta-feira, dia 15, às 14 horas.
Na avaliação da dermatologista Socorro Ventura, que já esteve na presidência da Sociedade Brasileira de Dermatologia em Alagoas, o curso proporcionará atualização sobre o câncer de pele mais agressivo que acomete à população brasileira, especialmente às pessoas que se expõem de forma constante aos fatores de risco para a doença, como os raios solares. O curso pode ser realizado tanto por dermatologistas quanto por profissionais de outras especialidades, como oncologistas e clínicos.
O melanoma, assim como outros tipos de câncer, foi discutido em entrevista dada pela médica Socorro Ventura à Rádio Maceió AM 1020 nesta terça-feira, 4. A médica orientou os ouvintes sobre a imprescindível necessidade do uso de protetor solar na rotina diária, ao se expor ao sol em atividades de lazer ou trabalho. E ensinou o uso correto do produto, que deve ser espalhado nas partes do corpo que ficarão expostas, meia hora antes de tomar sol, para dar tempo a determinadas substâncias que compõem o filtro solar de entrarem em ação.
O jornalista e radialista Marcos Rodrigues também questionou sobre vários comportamentos que podem favorecer o aparecimento de doenças na pele, como calçar sapatos sem enxugar corretamente o pé; dormir com cabelos molhados; sobre o uso de roupas que oferecem proteção à radiação solar, entre outros pontos. Segundo Socorro Ventura, o surgimento de micoses na pele do pé e no couro cabeludo é possível nessas circunstâncias porque os fungos se reproduzem em locais úmidos e com calor. A dermatologista também falou sobre a importância da alimentação para manter a pele saudável especialmente com  a ingestão de vegetais ricos em betacaroteno, que são antioxidantes.
Por fim, a entrevistada convocou médicos e estudantes de cursos da área da saúde para a jornada, que será realizada no Hotel Best Westem Premier (anteriormente Radisson Hotel Maceió), na orla da Pajuçara. As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas pelo site da www.sbdalagoas.com.br ou pelo site www.doity.com.br/xxxv-jornada-de-dermatologia. 
Segundo enfatiza o presidente da SBD em Alagoas, dr. Alberto Eduardo Oiticica Cardoso, o evento foi idealizado para oferecer atualização em várias áreas da especialidade envolvendo grandes temas da dermatologia clínica, cirúrgica e estética e com objetivo de trazer resultados práticos em benefício do paciente. Pelo menos 38 dermatologistas participam das atividades como conferencistas.


Fonte: SBD Alagoas

  • Médicos querem que dentistas parem de aplicar botox leia mais
  • PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO, SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA COLORE O BRASIL DE LARANJA E CONSCIENTIZA SOBRE A PREVENÇÃO DO CÂNCER DA PELE leia mais
  • Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele Desde 1999, mais de 500 mil pessoas já foram atendidas. leia mais
  • SBD faz atualização de grandes temas da dermatologia clínica em Maceió leia mais
  • SBD convida categoria para a 35ª Jornada Norte Nordeste de Dermatologia leia mais
  • Jornada Norte Nordeste de Dermatologia terá curso gratuito de atualização em melanoma leia mais


Patrocínio

Sociedade Brasileira de Dermatologia - Regional Alagoas
Web Site - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvimento Agência 3B